Como solicitar a certidão

Os pedidos de certidões de matrícula e transcrição podem ser feitos por meio de correio eletrônico (e-mail), fax ou pessoalmente no cartório. O pagamento será efetuado pessoalmente ou mediante depósito bancário na conta corrente da Serventia e envio de comprovante via fax.

ndependentemente do meio pelo qual são solicitadas, o valor das certidões não difere. No entanto, quando o requerente deseja que o cartório envie o documento pelo Correio, há o acréscimo dos custos de remessa, que variam de acordo com a localidade e o modo de envio (SEDEX ou SEDEX 10)

Valor da certidão

Os valores dos emolumentos a serem pagos, são estabelecidos de acordo com a lei estadual nº 11.331 de 26 de dezembro de 2002, e se modificam anualmente no mês de janeiro.
Atualmente o valor a ser pago por cada certidão relacionada a registro imobiliário é de R$ 38,48

Tempo para emissão de certidão do registro de imóveis

O tempo para a emissão das certidões varia de acordo com sua natureza. Quando é solicitada uma certidão de MATRÍCULA, e nos é disponibilizado o número dela, é possível emiti-la no mesmo dia. Entretanto, caso o requerente nos disponibilize somente o nome do proprietário ou endereço do imóvel, o prazo para a emissão é de até cinco dias.
As certidões de TRANSCRIÇÃO têm prazo de três dias úteis para serem emitidas.
Já as cópias de documentos arquivados ou certidões negativas de propriedade são emitidas num prazo de até cinco dias úteis.
Todas as certidões de registro de imóveis, negativa de propriedade ou cópia de documentos arquivados, têm o prazo de validade de 30 dias (para lavratura de escrituras).